Ecumenismo

Pastor luterano reflete sobre o tempo da Quaresma: Das cinzas à ressurreição!

“Em sinal de tristeza, eu vesti saco de pano grosseiro, sentei-me sobre cinzas, deixei de comer e orei com fervor ao Senhor Deus, fazendo pedidos e súplicas” (Daniel 9.3)
Na quarta-feira de Cinzas começa o tempo da Quaresma.

Por que fala-se em quarta-feira de Cinzas?

A cinza simboliza, tanto em Daniel quanto em outras passagens bíblicas, transitoriedade, súplica, grito de socorro, arrependimento e contrição (Et 4.1; Jó 42.6; Mt 11.21).
A Igreja Católica adotou este símbolo ao longo de sua história. Na Quarta-feira de Cinzas os fiéis recebem o sinal da cruz na testa com cinza. É um sinal visível de contrição, súplia e arrependimento, de preparo para o tempo da Quaresma.
Entre os luteranos a Quarta-feira de Cinzas não têm a mesma relevância. Porém, este tempo da Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas, também é um tempo de extrema importância na vida de fé dos Luteranos. Tempo que chama a reflexão e ao arrependimento. Tempo que nos lembra o início de um grande gesto de amor de Deus por nós: A caminhada de sofrimento, dor, crucificação e morte de Jesus Cristo na cruz para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Começa o período que nos permite refletir sobre atitudes que incendeiam, violentam e deixam a vida em cinzas.
A crise que está abalando o nosso país, deixa, por exemplo, muitas vidas em meio às cinzas. Deixa pessoas nas cinzas do desemprego. Deixa pessoas nas cinzas da angústia, do desespero, da miséria. Também o conflito na Síria deixa tantas pessoas em meio à escombros e cinzas, tantas pessoas em fuga sem lar e amparo. Também o ódio crescente no mundo contra imigrantes transforma a vida em cinzas. Também a crescente ambição humano por poder, status, transforma nossos rios e nossa natureza em cinzas. A concentração de riqueza nas mãos de poucos também faz com que a vida de milhares de pessoas seja reduzida a cinzas e pó.
Por todas essas situações que afligem a vida, “em sinal de tristeza”, a quaresma nos chama a orar. Nos chama a contrição, a súplica, pedidos e, sobretudo arrependimento. Nos chama e convida a buscar uma nova relação com o próximo e a criação. Se não nos voltarmos de coração a Deus, assim como Daniel se voltou, estaremos cada vez mais transformando a vida em cinzas.
Quaresma nos lembra que a cruz que mata e deixa a vida em cinzas não tem a última palavra. Em João 14.19 Jesus Cristo diz: “E, porque eu vivo, vocês também viverão”. Para aquele que crê em Jesus Cristo a vida não é e não será cinza. Para o que crê quaresma é tempo para cuidar da vida como Cristo cuidou. Quaresma é tempo para lembrar que Cristo caminha conosco em nossos sofrimentos e angústias e nos quer, com a força do seu Espírito Santo, na sua seara para praticar a sua justiça, o seu amor, o seu perdão, a sua reconciliação e a sua compaixão. Quaresma lembra que o que começa em cinzas termina, graças a Deus em Cristo, em ressurreição.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×