Notícias

Reflexão do Evangelho: Com Jesus começa algo bom

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 1,1-8, que corresponde ao Segundo Domingo do Advento, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Boa meditação!

Ao longo deste novo ano litúrgico, o cristão irá lendo aos domingos o evangelho de Marcos. O Seu pequeno escrito começa com este título: “Início da Boa Nova de Jesus, o Messias, Filho de Deus”. Estas palavras permitem-nos evocar algo do que encontraremos no seu relato.

Com Jesus “começa algo de novo”. É o que em primeiro lugar quer deixar claro Marcos. Todo o anterior pertence ao passado. Jesus é o começo de algo novo e inconfundível. No relato, Jesus dirá que ‘o tempo cumpriu-se’. Com Ele chega a Boa Nova de Deus.

Isto é o que experimentam os primeiros cristãos. Quem se encontra vitalmente com Jesus e penetra um pouco no Seu Mistério sabe que com Ele começa uma vida nova, algo que nunca se tinha experimentado anteriormente.

Em Jesus encontram uma “Boa Nova”. Algo novo e bom. A palavra «evangelho» que utiliza Marcos é muito frequente entre os primeiros discípulos de Jesus e expressa o que sentem ao encontrar-se com Ele. Uma sensação de libertação, alegria, segurança e eliminação de medos. Em Jesus encontra-se com “a salvação de Deus”.

Quando alguém descobre em Jesus o Deus amigo do ser humano, o Pai de todos os povos, o defensor dos últimos, a esperança dos perdidos, sabe que não encontrará uma notícia melhor. Quando conhece o projeto de Jesus de trabalhar por um mundo mais humano, digno e feliz, sabe que não poderá dedicar-se a nada maior.

Esta Boa Nova é Jesus mesmo, o protagonista do relato que vai escrever Marcos. Por isso a sua intenção primeira não é oferecer-nos doutrina sobre Jesus, nem contribuir com informação biográfica sobre Ele, mas, sim, seduzir-nos para que nos abramos à Boa

Nova que só poderíamos encontrar Nele. Marcos atribui a Jesus dois títulos: um tipicamente judeu; o outro, mais universal. No entanto, reserva aos leitores algumas surpresas. Jesus é o “Messias” a quem os judeus esperavam como libertador do Seu povo. Mas um Messias muito diferente do líder guerreiro que muitos desejavam para destruir os romanos. No seu relato, Jesus é descrito como enviado por Deus para humanizar a vida e encaminhar a história para a sua salvação definitiva. É a primeira surpresa.

Jesus é “Filho de Deus”, mas não dotado do poder e a glória que alguns poderiam ter imaginado. Um Filho de Deus profundamente humano, tão humano que só Deus pode ser assim. Só quando termine a Sua vida de serviço a todos, executado numa cruz, um centurião romano confessará: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus”. É a segunda surpresa.

Fonte: Publicado pelo Instituto Humanitas, 08/12/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×