Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-RO: Sonhar, Esperar e Resistir

CEBI-RO: Sonhar, Esperar e Resistir
4 de dezembro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Aconteceu nos últimos dias 11 e 12 de novembro em Tarilândia/RO, a última etapa da Escola de Formação de Facilitadores do CEBI-RO. O tema foi Linguagem Apocalíptica e Apocalipse de João, tendo com assessor Ildo Bohn Gass.

O encontro contou com a participação de 30 pessoas, sendo 18 mulheres e 13 homens. Destes, seis pessoas eram concluintes da escola de formação de facilitadores. As/os demais eram convidados da região, que já participaram da escola de formação popular, e convidados de outras denominações cristãs.

Com grande destaque para o jovem Leandro Carlos Alves, da igreja Assembléia de Deus, que participou ativamente do encontro, inclusive colaborando com questões técnicas que surgiram durante o encontro. Este é um grande passo para o CEBI-RO que vem buscando esse diálogo ecumênico.

Segundo Leandro:

“O trabalho realizado no Centro Comunitário de Tarilândia com o os membros da Igreja Católica (alguns/algumas do CEBI), no dia 11 e 12 de novembro, foi de grande valia pra mim sendo que sou da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Eu gostei muito da interação entre católicos e evangélicos, pois para mim, essa separação só se faz por pessoas tolas que não querem aprender da palavra de Deus. Eu fui tratado com o maior respeito, e em nenhum momento fui atacado com conversa. Me deram espaço para falar e expor minha opinião. O professor Ildo é um professor que dá gosto de conversar, pois além de todo o conhecimento do homem do povo, seu estudo sobre o apocalipse foi muito interessante, pois ele mostrou a realidade.

Mesmo eu sendo um assembleano, em nenhum momento ele questionou meu ponto de vista. Estávamos ali pra aprender e unir mais sobre a palavra de Deus. Na minha opinião, os responsáveis do CEBI deveriam divulgar mais esse trabalho. Seria bom se reunissem mais tipos de religiões, mesmo sabendo que o preconceito ainda existe para os dois lados da bandeira. Mas com fé em Deus e Perseverança, isso vai mudar. Agradeço o convite e espero ser chamado pro próximo encontro, e também pedir a visita de seus membros em nossa igreja, pois assim podemos celebrar a comunhão entre as igrejas.”

Outra pessoa que gostou muito do encontro foi Neimar José da Costa Bandeira, para ele “o aprofundamento sobre o apocalipse foi muito importante, uma vez que Ildo conseguiu desmistificar as ilusões a respeito do livro e trazer a sua linguagem para os dias de hoje.

Irizádina Maria disse:

“O encerramento dessa fase da escola de formação de facilitadores foi um grande avanço para o CEBI-RO, pois podemos contar com esses facilitadores para dar continuidade nas escolas de formação popular. O Ildo como sempre muito prestativo, mais uma vez nos presenteou com seu conhecimento.”

Estudar o apocalipse em um momento como o que estamos vivendo no Brasil é um estímulo à resistência e perseverança, fortalecendo a militância de quem resiste ao poder opressor do capital, e criando novas relações de justiça e partilha.

Fonte: Partilha do CEBI-RO, 01/12/2017.