Ecumenismo

Retomar o Pacto das Catacumbas

pacto-das-catacumbas
Confira a reflexão de Marcelo Barros sobre a questão profética do Pacto das  Catacumbas. Ao final do texto, você pode assistir o vídeo com o Pe. Beozzo, historiador, que analisa o contexto da data.

Boa meditação!

A Igreja Católica tem dificuldade de assimilar e entrar na proposta profética do papa Francisco.

No entanto, nesse dia 16 de novembro de 1965, portanto já há 52 anos, um grupo de 43 bispos de todo o mundo e que participavam do Concílio Vaticano II assinaram o Pacto das Catacumbas se comprometendo de viver uma vida mais pobre e tornar a Igreja uma Igreja dos pobres.

Tantos anos depois, essa sensibilidade continua sendo de uma minoria. Porque o problema não é apenas de ter uma pobreza ascética e franciscana no sentido primitivo do termo (mendicante). Atualmente, a pobreza tem de ser a profecia de uma aliança com a maioria da humanidade empobrecida por uma organização social e política assassina que os marginaliza e exclui.

O Pacto das Catacumbas hoje tem de ser mais político contra os impérios que dominam o mundo.

Como ensinou a Teologia da Libertação: com os pobres e contra a pobreza. E tem de ser não apenas um documento assinado por bispos e sim um modo de ser Igreja que compromete a todos os crentes, em todas as Igrejas cristãs.

Viver hoje o pacto das catacumbas é fazer uma viagem….

Como há 52 anos, nessa mesma data, o meu querido irmão e amigo o padre João Pubben deixou a Holanda e veio se estabelecer no Nordeste brasileiro onde passou a maior parte de sua vida, consagrou sua juventude e seu trabalho e pôde ser o anjo da guarda que ajudou Dom Helder nos últimos tempos do Dom.

Todos nós hoje somos convidados a empreender a viagem de um mundo cultural que nos seduz e nos prende a nós mesmos para o outro – o outro de cultura diversa, de religião diferente – de postura de vida diferente e que precise de espaço e apoio para formar a humanidade plural em que vivemos em um mundo mais justo e mais amoroso.

O Pacto das Catacumbas

Confira o documentário “Do Pacto das Catacumbas a Francisco”. O vídeo inclui o depoimento de bispos que firmaram o compromisso, e a análise do historiador Pe. Oscar Beozzo.

Fonte: Texto de Marcelo Barros em Consciencia.net, 16/11/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×