CEBI em destaque

CEBI-PB: Juventude rural dialoga sobre as cosmovisões negras e indígenas

O CEBI Paraíba participou, no dia 29 de outubro, de um rico diálogo junto com outros/as assessores/as, no Centro de Ação Cultural em Campina Grande (CENTRAC). Na companhia de lideranças juvenis ligadas à Pastoral da Juventude Rural, o tema do encontro foi: a origem do mundo nas cosmovisões das religiões afro-ameríndias, indígenas e cristã.

O professor e militante do movimento negro de Campina Grande, Ariosvalber Oliveira, e a professora da UEPB e pesquisadora das religiões afro-ameríndias, professora Cibele Jovem Leal, exploraram, com riquezas de detalhes, a gênesis do mundo e o significado dessas cosmovisões para o fortalecimento das lutas dos movimentos negros e indígenas. As memórias resgataram a resistência contra o preconceito racial e também contra a demonização da cultura desses povos e de suas religiosidades.

Comovisão

O pastor Wilkens Lenon Silva de Andrade, da Igreja Batista, membro do CEBI/PB e também um dos componentes da organização estadual, trouxe a explanação da cosmovisão cristã, a partir do capítulo 1 do livro de gêneses. O texto foi escrito pelo povo de Israel, escravizado na Babilônia do deus Marduque.

Em sua abordagem, Lenon mostrou como os impérios usam a religião para estabelecer a opressão. Mas também, a maneira como povo exilado se nutriu de esperança ao estabelecer a sua narrativa da criação. Mostrando assim, que a eternidade/permanência de um Deus libertador, se coloca ao lado dos oprimidos na luta contra a opressão, com o resgate da dignidade humana.

A Roda de Conversa foi organizada pela articuladora do CEBI Campina Grande, Maria Carmem de Araújo. “Esse é um passo a mais na nossa caminhada ecumênica em que o diálogo inter-religioso será um objetivo a ser buscado”, concluiu Carmem no encerramento da Roda de Conversa.

Fonte: CEBI Paraíba, 30/10/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×