CEBI em destaque

CEBI-ES: Construindo uma sociedade do Bem Viver

“Onde pisa os pés a cabeça pensa
E o coração ama
Ama o coração, pensa a cabeça
E os nossos pés pisam neste chão.”

Motivadas e motivadas pela proposta “O Projeto do Reino e as Comunidades: construindo uma sociedade do Bem Viver”, o CEBI-ES se reuniu nos dias 28 e 29 de outubro. Com a mediação do assessor Rafael Rodrigues da Silva, o encontro se deu na sala do CEBI-ES/Paulus.

Celebração

Em torno de uma mandala, formada por várias sementes e alguns frutos, nos movimentamos, embaladas/os por uma canção Guarani que nos convidava para a “Terra sem males”. E iniciamos fazendo a leitura da vida e da bíblia.

No resgate da memória lembramos do projeto imperial romano e suas consequências na vida das comunidades daquele tempo, como a expropriação de suas terras e a implementação do modelo tributário. Também identificamos, no contexto da Galileia, os grupos populares e suas lutas por libertação. Tomamos como base a leitura de Richard Horsley sobre a obra de Flavio Josefo: Bandidos, Profetas e Messias – o Movimento Popular no tempo de Jesus.

Com alguns textos das comunidades de Mateus, Marcos e Lucas/At, fomos identificando o Projeto do Reino na atuação de Jesus e das Comunidades que apontam para a sociedade do Bem Viver: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça…”.

As mulheres na bíblia

O destaque para a presença ativa das mulheres, rememorada pela comunidade de Lucas, nos desafiou a repensar interpretações já cristalizadas de alguns textos. As mulheres Safira, Tabita, Rode e Lídia despontaram como mediadoras de uma prática alternativa junto com a comunidade. A construção do Reino levou muitas comunidades a ousar na busca de estratégias de rompimento com os esquemas do Império, a sonhar com o Novo Céu e com a Nova Terra, Deus para sempre vivendo conosco e nós vivendo com Deus (Ap 21-22).

Foi bonito de ver e experimentar a celebração que concretizou o ensaio da sociedade do Bem Viver: a partilha, a produção coletiva, o processo de elaboração, a comensalidade… Os diferentes grupos, com ingredientes partilhados por todos, conseguiram preparar a “receita” para a vivência do Reino. O pano de fundo foi o resgate da memória sobre as comunidades e o Projeto de Jesus:

“o Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pegou e misturou em três medidas de farinha, até tudo ficar fermentado” (Mt 13,33).

Confira o relato de alguns participantes do encontro:

“Trouxe ânimo, alegria… É possível construir juntos!”

“Muito importante desmistificar certos textos e enxergar os empobrecidos e as diversas formas de se organizar, de validar a participação dos excluídos, clarear o projeto do Reino, buscando a sociedade do Bem viver.”

“Significou uma oportunidade de rever/revisitar alguns textos, com novo olhar… aprendi muitas coisas novas, ampliei o olhar sobre a radicalidade do Reino e a necessidade de inserção na luta dos/as que resistem ao império.”

“Que a sociedade do Bem Viver só acontecerá com a nossa participação, partilha e acolhida do outro, da outra… Motivou a continuar a caminhada com um olhar na Bíblia e na realidade… Não ter medo.”

“Possibilitou o entendimento de co-responsabilidade na construção, sendo parte efetiva do processo.”

Nós, do CEBI-ES e da Paulus, agradecemos a Rafael Rodrigues da Silva pela assessoria nesse encontro e ao grupo que respondeu ao convite e aceitou vivenciar conosco esse desafio: O Projeto do Reino e as Comunidades – construindo uma sociedade do Bem Viver.]

Fonte: Enviado por Fátima Castelan, CEBI-ES, 30/10/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×