Ecologia

Mariana: A Lama que trouxe destruição

Desastre em Mariana (MG) completa dois anos sem julgamento dos envolvidos; rede de organizações católicas pelo desenvolvimento lança documento online com novas informações sobre o caso.
✍ Confira a divulgação enviada por Angela Kemper, Dep. de Projetos da DKA Áustria na América Latina.

A Rede Católica de Organizações pelo Desenvolvimento (CIDSE) apresentou na segunda-feira, dia 23 de outubro, um dossiê online sobre o desastre de Mariana/Brasil. Lançado em uma parceria dos membros da rede CIDSE e uma série de entidades brasileiras parceiras, o documento foi divulgado durante a realização de um GT das Nações Unidas sobre acordos que vinculam empresas transnacionais aos direitos humanos.

Dois anos de esquecimento

A ruptura da barragem do Fundão, da empresa Samarco, fará dois anos (dia 5/11) em breve. Contudo, ainda não há perspectiva de indenizações para muitos dos atingidos. Os responsáveis pela maior catástrofe ambiental do Brasil, a qual deixou um rastro de devastação em mais de 600 km, além de 19 vítimas, ainda não foram julgados.

Os proprietários da Samarco, as mineradoras Vale e BHP Billiton negam qualquer responsabilidade e alegam que a Samarco tem natureza jurídica e administração próprias. Através deste caso dramático se pode demonstrar como é difícil para os afetados garantir seus direitos, quando se trata de uma grande empresa, a qual tem política e economicamente tantas possibilidades.

O processo do acordo da ONU sobre empresas transnacionais poderá amenizar situações como esta em longo prazo, se ele obrigá-las a se responsabilizarem sob suas filiais, subsidiárias e cadeias de distribuição e fornecimento. Os afetados teriam, assim, um melhor acesso a instrumentos jurídicos, também nos países que sediam multinacionais. Em curto prazo, é importante apoiar os atingidos em suas lutas por direitos e justiça, assim como as organizações que os tem acompanhado.

Leia o dossiê online completo aqui.

O que queremos alcançar com este dossiê?

O dossiê é o resultado de uma estreita cooperação entre organizações parceiras como o Movimento dos Atingidos por Barragens MAB, Instituto  PACS – Políticas Alternativas para o Cone Sul, Comissão Pastoral da Terra, Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale, o projeto  #lamaquemata de  Thomas Bauer (CPT) e Joka Madruga (Terra sem Males) e a rede CIDSE.

Através da disseminação do dossiê nas mídias sociais e outros canais, se pode botar em pauta a injustiça e a urgência de colocar os direitos humanos acima de interesses econômicos. Em muitos países, unimos ao dossiê uma chamada: apoiar este acordo da ONU.

Informações em inglês e alemão podem ser encontradas aqui e aqui.

Faça parte da campanha

Compartilhe nosso dossiê, disponível em inglês, alemão e português nas redes sociais, sites e boletins informativos! DKA Áustria agradece!

Fonte: Enviado por Angela Kemper, Dep. de Projetos América Latina, DKA Áustria.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×