Ecumenismo

“O papa tem tentado construir pontes e não muros”

“O papa tem tentado construir pontes e não muros”. Este é um dos pensamentos do escritor e monge beneditino, Marcelo Barros, que realizou na última quinta (05), em Salvador, a conferência Papa Francisco, um líder mundial. O evento, gratuito e aberto ao público, foi realizado pelo Grupo Primo, com apoio da Cáritas Brasileira Regional Ne3, Paulus, CESE e Livraria LDM.

Pernambucano e autor de 44 livros publicados, Marcelo é reconhecido por desenvolver  uma teologia na qual o cristianismo é aberto às outras religiões. “ É preciso acolher a posição do outro, respeitar que se pode pensar diferente”, afirmou na ocasião.

Barros dividiu com o público a caminhada e os posicionamentos de Francisco frente à igreja. Para Marcelo três ideias são fundamentais para compreender a visão do Papa da misericórdia como política. “ A política se faz a partir de baixo e dos mais empobrecidos, a economia deve favorecer a vida de todos e do planeta e a sociedade deve participar”, explicou. O monge acredita que é fundamental se construir pontes entre os povos. “ É preciso acolher e valorizar as culturas, apoiar o diálogo entre as religiões e buscar formas de vida mais sóbrias e menos consumistas”, disse.

Marcelo Barros

Marcelo  foi  membro do secretariado nacional da Comissão Pastoral da Terra ( CPT)  por 14 anos e hoje é membro do Fórum Diálogos pela Diversidade Religiosa e contra a Discriminação, organismo do Ministério Público em Pernambuco, e  também participa do Comitê Interreligioso pela Democracia. Ainda na década de 60 integrou uma fraternidade ecumênica na qual viviam irmãos católicos e evangélicos e nos anos 90  se inseriu na relação com comunidades de tradição afro-brasileira, sendo suspenso como “Ogã de Xangô” em uma festa do Candomblé, no Opô Afonjá, em Salvador.

Fonte: Publicado no site de Cáritas Brasileira, Região Nordeste 3, 09/10/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×