Notícias

Ide às encruzilhadas e chamai todos/as para a festa (Mateus 22,1-14) [Paulo Ueti]

Uma das pilastras da vida evangélica é o reconhecimento de que todas e todos nós somos irmãs e irmãos em Cristo. Não deveria haver espaço para intolerâncias, sexismos, preconceitos, privilégios, especialmente no que diz respeito à misericórdia e à graça de Deus para com a vida no planeta.

“Não há judeus nem gregos, escravos ou livres, homens ou mulheres, todos somos UM em Cristo Jesus” (Gálatas 3,28).

Mas esse é um ideal a ser perseguido todos os dias. É um objetivo a ser reafirmado a cada manhã  quando acordamos. Não é fácil. Isso vai contra o jeito patriarcal das sociedades se organizarem. Ser irmão e irmã no patriarcado é muito revolucionário. Ser irmã e irmão nos impérios é subversivo.

Nas primeiras comunidades, havia esse enfrentamento muito forte. Por um lado, o desejo de seguir Jesus, que já nos anos 80 estava enfraquecendo como projeto global das comunidades. Por outro lado, o desafio de sobreviver na convivência dentro do império em meio a pessoas de grupos sociais diferentes. Judeus tinham muita dificuldade de superar séculos de intolerância e “ensimesmamento”. O Evangelho segundo Mateus guardou bem esses conflitos entre judeus e não-judeus.

A parábola que lemos neste domingo em algumas igrejas possui duas partes. A primeira reflete bem o desejo de ser uma comunidade aberta a todas as pessoas. O reino dos céus é para todas as pessoas. A imagem da festa é muito apropriada e reflete que os “convidados tradicionais e de direito, isto é, judeus” não aceitam o convite. Então, o convite é feito para todas as pessoas que estão nas margens: más e boas, pagãs e judias. A violência do rei é expressão do que aconteceu pelos anos 70 quando Jerusalém foi destruída pelas tropas de Roma durante a guerra judaica naquele período. É uma adição difícil de ser engolida no contexto da parábola como tal.

A segunda parte, ainda com um tom de violência e exclusão, difícil de ser entendida, conta que, mesmo a festa sendo para todas as pessoas, um requisito era necessário para estar lá. Estar vestido apropriadamente. Pode ser uma alusão ao batismo, rito de passagem para tornar-se membro pleno da comunidade, onde você era “revestido do Cristo” para uma vida nova, abandonando sua vida antiga. Parece que tinha gente na festa que aceitou o convite, mas pela metade. Queria estar na festa com roupas antigas, estava apegada ainda ao passado e resistindo a “vestir-se apropriadamente” para essa nova etapa da vida. Por isso, o resultado é que não pode estar ali. Tem que voltar para fora e converter-se ao novo modelo de festa, onde todas as pessoas podem entrar. Mas, ao entrar, precisam estar com novos compromissos e novo estilo de vida. É o que a parábola chama de “estar vestido apropriadamente”.

Novos compromissos (festa de bodas – estar com a comunidade, ali representada pelo noivo/a) exigem da gente nova roupagem, nova atitude, novo jeito de perceber e se relacionar com a vida. Por isso, poucos são os “escolhidos”. A festa continua lá. Não está encerrada. Mas, para nela entrar, é necessário estar “vestido apropriadamente” (estar cristificado) e, assim, aproveitar-se da presença e da convivência com o noivo e a noiva.

A comunidade de Mateus, assim como a nossa hoje, precisa enfrentar esse conflito ético e estético comunitário, em termos de avaliação acerca dos compromissos que assumimos e a expressão (ou ausência de expressão) desses compromissos. Como vivemos e como nos comportamos? Como me relaciono comigo mesmo e com as outras pessoas? Que cuidado/relação estabelecemos com o planeta onde moramos?

Estamos ao menos conversando sobre tudo isso nas comunidades?

São desafios que o reino de Deus, conteúdo de nossa parábola, nos aponta. Quando não assumimos novos compromissos, frutos de uma nova espiritualidade, há ranger de dentes e escuridão, situações que necessitam de intervenção e mudança de vida para mudarem. O desafio é aceitar o convite, vestir-se do Cristo e olhar o mundo através de seu olhar de misericórdia, compromisso incansável e apaixonado por festas e novidades.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×