CEBI em destaque

CEBI-BA: Vamos falar sobre a Juventude?

Temos a alegria de partilhar a experiência do Seminário Estadual do Cebi Bahia, que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de agosto, em Lajedo de Eurípes, Irecê (BA).

Éramos um grupo de aproximadamente 70 pessoas, vindo de diferentes lugares da Bahia.

A troca de saberes

Todo o encontro foi uma experiência de Comunhão e Fraternidade. A comunidade reunida aguardava nossa chegada, e fomos acolhidos com muito carinho e alegria.

Ressaltamos a presença das famílias que com as portas e o coração aberto, nos acolheram em suas casas, durante os dias do encontro.

A fala da assessora Hildete Emanuelle foi aos poucos nos despertando e motivando o interesse de adentrarmos na temática proposta para o encontro: “Juventudes, Intolerância e Eumenismo”.

Ser comunidade

No segundo dia, com a dinâmica do “corredor humano”, já nos sentindo mais próximos uns dos outros, num clima de confiança e abertura, partilhando nossas percepções sobre a juventude. Seguido a dinâmica, fomos convidados(as) a caminhar em dupla, onde fomos refletindo e partilhado sobre as diversas juventudes:

  • Juventude trabalhadora;
  • Juventude partidária;
  • Juventude exterminada;
  • Juventude usuária de drogas;
  • Juventude conectada;
  • Juventudes LGBT…

Dentre estas especificidades de Juventude, enfatizamos nossa reflexão e debate sobre a Juventude Negra, por ser a que mais sofre com o preconceito e extermínio.

Voltamos a pequemos grupos e refletimos sobre:

O que a Juventude necessita?
Qual a bandeira de luta da juventude?

Socializamos este momento com uma manifestação figurativa, levando cartazes que expressavam os gritos da Juventude, entre tantos gritos, se sobressaia o “Fora Temer!”.

Finalizando nosso encontro em volta do pé de Mandacaru, símbolo da resistência, cantávamos em uma só voz:

“Teu sol não se apagará, tua lua não terá minguante, Porque o Senhor será tua luz, ó povo que Deus conduz”.

E como os discípulos de Emaús sentimos nossos corações arder e nossos olhos abrirem para perceber os sinais do Cristo Ressuscitado entre nós.

Nosso encontro também foi marcado pela presença e participação da Igreja Evangélica do Povo de Deus e outras organizações sociais:

  • Pastoral da criança,
  • Igreja de Deus,
  • Associação de Mulheres,
  • Famílias da Comunidade,
  • ACLOP – Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Lajedo de Eurípedes,
  • Associação dos Produtores Rurais Remanescente de Quilombo de Lajedo de Eurípedes e
  • Igreja Católica.

Voltamos para casa com os corações alegres e agradecidos por toda experiência vivida. E também por ver e sentir a fé, a unidade e a partilha dos bens, da comunidade de Lajedo. Cada gesto nos recordava o espírito das primeiras comunidades (CEBs) e renova em nós a esperança de construir um mundo mais justo e fraterno!

 

Depoimento

“Participar do Seminário Estadual do CEBI foi maravilhoso. Ainda melhor foi ver a união de todos, voltada em uma só questão: a juventude. Todas as abordagens foram coerentes, questões que nos fazem refletir como a juventude está em “morte prematura” Entre todo o debate o que gostei em abordar foi: A juventude no tráfico e nas drogas e a juventude conectada. Na minha opinião entre todas as questões essas são as mais chocantes nos dias atuais.    

É sempre bom perceber como é gratificante fazer parte da juventude que faz a diferença e que, de alguma forma, com sua diferença, pode contribuir com exemplos para outros que buscam um refúgio, uma forma de incentivo e de mudança.

Em outras oportunidades gostaria, sim, de estar participando novamente. Gostei da forma como o CEBI realiza as abordagens, a união de todos. É bom participar de momentos assim porque nos fazem pensar mais sobre questões do nosso cotidiano que podemos melhorar. Questões que precisam ser debatidas e que não podem mais ficar em silêncio. As palavras que melhor definem tudo: proveitoso e divertido. Minha forma de pensar já se tornou mais crítica e mais positiva.Emília Lagêdo de Euripdes

 

Fonte: Enviado por Isabel, do CEBI-BA.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×