Espiritualidades

A Ecumenicidade do Bem Viver [Marcelo Barros]

www.espiritualidadelibertadora.org.br

Espiritualidade é sinônimo de amorosidade. Espiritualidade libertadora significa que a amorosidade da qual o Espírito Divino enche as pessoas nos leva a transformar esse mundo a partir da justiça e do compromisso de libertar as pessoas e todos os grupos oprimidos.

Em 1968, em Medellín, Colômbia, os bispos latino-americanos escrevendo sobre a juventude, afirmaram:

Queremos dar à nossa Igreja o rosto de uma Igreja pobre, missionária e pascal, verdadeiramente comprometida com a libertação de toda a humanidade e de cada pessoa humana por inteiro”.

Uma importante dimensão da espiritualidade libertadora é a sua abertura ecumênica. Até certo tempo, nos ambientes institucionais, considerava-se ecumênico somente o movimento pela unidade dos cristãos. O Ecumenismo era sempre o movimento de unidade das Igrejas. Esse movimento é muito importante porque corresponde à vontade de Jesus que pediu ao Pai “que todos os meus discípulos sejam unidos como eu e tu somos um só” (Jo 17, 20 ss). No decorrer do século XX, alguns profetas da paz como Gandhi, Martin-Luther King e Dom Helder Camara sempre trabalharam pelo diálogo e colaboração entre as religiões. Nas instituições da Igreja Católica e do Conselho Mundial de Igrejas se fala sempre em diálogo inter-religioso.

Na América Latina, desde 1992, unificamos essa linguagem e fomos além do conceito do diálogo. Valorizamos o ecumenismo entre as Igrejas, participamos também do esforço de diálogo entre as religiões, mas compreendemos que a unidade é maior. É entre crentes e não crentes. É um ecumenismo não só de Igrejas cristãs, nem só de religiões, mas de todas as pessoas e grupos que trabalham na realização do projeto divino no mundo.

Desde a conferência dos bispos em Medellín, as Igrejas cristãs têm sido convidadas a olhar a história a partir dos pobres e colocar a Igreja como serviço libertador a serviço dos povos da América Latina.

Isso transformou o conceito de missão. E, com isso também colocou o ecumenismo em um horizonte mais amplo.

Situou-o, no empenho pela VIDA em todas as suas dimensões, vida tão diminuída e ameaçada, sem colocar nem barreiras nem fronteiras para a cooperação nos esforços humanos pela justiça, pela paz, pela preservação da criação. Este descentramento do ecumenismo tirou-o dos quadros estreitos das relações institucionais entre Igrejas cristãs para recolocá-lo no eixo das preocupações com a vida concreta dos empobrecidos, nas suas demandas por pão, terra, trabalho, dignidade, cidadania e ainda no horizonte das culturas concretas do continente, abre perspectivas novas e promissoras. Ficam aqui e ali percalços e incoerências, frutos de posições conflitantes, mas que não comprometem as aberturas e avanços propostos para a caminhada ecumênica“.

Por isso, chamamos esse ecumenismo do reino de “macro-ecumenismo.

Atualmente, vários organismos de pastoral e grupos de juventude têm essa vocação ecumênica maior. Privilegiam a relação e o cuidado com as religiões tradicionais negras e indígenas que durante tanto tempo foram discriminadas. E se preocupam mais em cultivar uma espiritualidade de abertura universal (ecumenicidade) do que propriamente relações institucionais (ecumenismo). No entanto, isso pede de nós alguns cuidados:

  1. 1. Essa espiritualidade ecumênica não tem nada a ver com relativismo. Não se trata do “tudo vale”. Nem tomamos como critério a busca de um mínimo denominador comum. Como dizia Dom Pedro Casaldáliga na carta de abertura de uma das Agendas Latino-americanas: “Procuramos um ecumenismo de adição e não de subtração”.

Nada de pensar: Como no encontro tem pessoas que não são cristãos, não podemos orar o Pai Nosso. Em nossos encontros, cristãos e não cristãos oramos o Pai Nosso, oramos uma invocação ao Buda, oramos uma louvação ao Espírito das florestas e assim por diante. Sem relativizar nossa identidade própria (cristã ou do Canbomblé ou de nenhuma tradição), queremos nos abrir para escutar o que o Espírito Divino quer nos dizer através da outra tradição diferente da nossa.

  1. 2. Quando nos encontramos, cristãos, crentes de outras religiões e pessoas que não têm pertença religiosa definida, a busca comum supõe antes de tudo uma abertura espiritual de cada pessoa e grupo. O objetivo de um culto em comum não é uma espécie de desfile interreligioso no qual cada grupo tenha de se apresentar e falar de si mesmo. Ao contrário, o objetivo é valorizar o outro, encontrar-se com o outro e viver o amor como acolhida e ir ao encontro do outro.  

Então, não seria mais ecumênico garantir no encontro um momento de culto para cada tradição. Não é necessário isso. O espírito é outro. É conviver e aprender uns dos outros.

  1. 3. Como é um encontro de espiritualidade do bem-viver, precisamos cuidar de que a ecumenicidade não se manifeste apenas ou sobretudo nos cultos e sim em cada momento do encontro, mas principalmente no tratamento dos temas de diálogo (no modo de falar da Política, das questões de gênero, da economia, ecologia e assim por diante). Os cultos são momentos importantes, mas são como um beijo ou uma transa na relação de amor. O importante é a relação em si mesma e não apenas uma expressão.

Esse encontro será uma profunda expressão de ecumenicidade, se no final de tudo, cada um (uma) de nós participantes sair do encontro felizes, nos sentindo amando e amados/as e podendo dizer para si mesmo/a: Agora, sei que o Espírito de Amor me visitou porque eu o descobri em você, meu irmão, minha irmã.

Fonte: Site da espiritualidadelibertadora.org.br, 31/08/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×