Notícias

E vocês, quem dizem que eu sou?

Leia a reflexão do evangelho para o próximo domingo, sobre Mt 16,13-19. O texto pertence a Tomaz Hughes.

Boa leitura!

Como evangelho deste domingo, escolheu-se a história do caminho de Cesareia de Felipe. O relato mais antigo está em Marcos 8,27-38, que se tornou o pivô de todo aquele Evangelho. A estrutura de Mateus é diferente. Porém, o relato tem a mesma finalidade, ou seja, clarificar quem é Jesus e o que significa ser seu discípulo.

A pedagogia do relato é interessante. Primeiro Jesus faz uma pergunta aparentemente inócua: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?” Assim recebe diversas respostas, pois esta pergunta não compromete, uma vez que tem a ver a compreensão de terceiros.

Mas, a segunda pergunta traz a facada: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Agora, não vêm muitas respostas, pois quem responde em nome pessoal, e não dos outros, se compromete com as consequências. Pedro, representante dos Doze, se arrisca e proclama a verdade sobre Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Aparentemente, Pedro acertou. E realmente, em Mateus, Jesus confirma a verdade do que Pedro proclamou. Jesus afirmou que foi através de uma revelação do Pai que Pedro fez a sua profissão de fé. Mas, para que entendamos bem o trecho, é necessário que continuemos a leitura pelo menos até v. 25. Pois, o assunto é mais complexo do que possa parecer.

Após afirmar que Pedro tinha falado a verdade, Jesus logo explica o que significa ser o Messias. Não era ser glorioso, triunfante e poderoso, conforme os critérios deste mundo. Muito pelo contrário, era ser fiel à sua vocação como Servo de Javé. As consequências dessa fidelidade ao Pai eram prisão, a tortura e o assassinato, dando a vida em favor de muitos. Jesus confirmou que, de fato, era o Messias, mas não do jeito que Pedro quis. Ele, conforme as expectativas do povo do seu tempo, esperava um Messias forte e dominador. Não um que pudesse ir e levar os seus seguidores com ele até a cruz. Por isso, Pedro tenta demover Jesus, pedindo que nada disso acontecesse.

Como recompensa, ganha uma das frases mais duras da Bíblia: “Fique atrás de mim, satanás, você é uma pedra de tropeço para mim, pois não pensa as coisas de Deus, mas dos homens!” (v. 23). Pedro, cuja proclamação de fé em Jesus como filho de Deus e cujo reconhecimento de Jesus como pedra angular da Igreja (vv. 16.18), é agora chamado de Satanás – o Tentador por excelência – e “pedra de tropeço” para Jesus. Pedro tinha os títulos certos para Jesus, mas a prática errada.

Assim, Jesus usa o equívoco de Pedro para explicar o que significa ser seguidor dele: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” (v. 24). Ter fé em Jesus não é, em primeiro lugar, um exercício intelectual ou teológico, mas uma prática: o seguimento dele na construção do seu projeto, até as últimas consequências.

Hoje, a segunda pergunta de Jesus ainda ressoa forte para nós: quem é Jesus para vocês, para cada um de nós pessoalmente?

No fundo, a resposta se dá, não com palavras, mas pela maneira como vivemos e nos comprometemos com o seu projeto – Ele que veio para que todas as pessoas “tivessem a vida e a vida plenamente” (Jo 10,10). Cuidemos para que não caiamos na tentação do equívoco de Pedro, a de termos a doutrina certa, mas a prática errada; de cairmos na tentação de substituir o caminho humilde e serviçal da cruz pela pompa e ritual; de esquecermos os valores do Reino de Deus para substituí-los com os valores da sociedade vigente. Pedro aprendeu ao longo da vida o que é ser discípulo, pois terminou crucificado também, mas não foi fácil a mudança de mentalidade.

Paulo também teve que despojar-se de toda a sua formação farisaica, quando descobriu que a Lei não salva ninguém, mas somente a graça de Deus mediante a fidelidade de Jesus.

Esta opção é pedra de toque para a nossa fidelidade como cristãos. Torna-se, portanto, importante lembrar o ensinamento de Jesus sobre o discipulado: Ele não veio para ser servido, mas para servir (Mt 20,28).

Texto com autoria de Tomaz Hughes.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×