CEBI em destaque

CEBI-PA Em sintonia e apoio aos povos indígenas do Baixo Tapajós e Arapiuns

O CEBI-PA, através de Conceição Evangelista, acompanhou, nos dias 005 e 06 de junho, Seminário dos Povos indígenas do Baixo Tapajós e do Rio Arapiuns.

“Esses povos indígenas estão sofrendo muito, com grilagem de suas terras, morte de suas lideranças, ameaças e criminalização de suas lutas”, lembrou Conceição.

“Neste seminário, eles chamaram todos os movimentos sociais e pessoas de boa vontade que se solidarizem com sua luta.”

As decisões tomadas ao final do evento foram na linha de unificar a luta e criar uma grande frente de resistência e de defesa da terra, dos rios e da floresta, fontes da sobrevivência de indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A luta seja no campo, na floresta, na cidade tem um inimigo comum. Uma das frentes é o esforço comum contra a criação do porto de Maicá, que visa a exportação de soja da multinacional Cargil, no lago de mesmo nome. Com a construção do porto, o Lago de Maicá, local de pesca e vida das comunidades ribeirinhas, seria privatizado, acabando com a sobrevivência das comunidades que vivem ao longo desse lago.


Promovido pela CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), o evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém. Também se fizeram presentes representantes do MST, da FASE e outras entidades. Destacou-se presença de quatro mulheres caciques em suas respectivas aldeias.

Fonte: Texto enviado pelo CEBI/PA.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×