Notícias

Os discípulos no caminho de Emaús

Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 01 de abril. A leitura é sobre Lucas 24.13-35, e o texto pertence a Mariane Noely Bail da Cruz.

De acordo com os Evangelhos, Jesus tem um jeito de ensinar voltado para a pessoa que aprende. Ele usa termos conhecidos pelas pessoas. Ele fala a partir da experiência de vida das pessoas. Percebe e ouve suas dúvidas e medos, valoriza as suas ações e suas vontades. O ensino acontece no dia-a-dia, no caminho, ao caminhar, através de diálogos.

A experiência dos discípulos no caminho de Emaús é uma conversa no contexto de uma viagem em conjunto. O momento é de perda e desapontamento em relação à esperança que tinham em seu mestre. Mas é justamente aí que Jesus escolhe entrar na conversa. Ele não se coloca no papel de um mestre que se considera superior, mas caminha ao lado dos discípulos.

O seu desejo era de participar da conversa e fazer com que os discípulos tomassem consciência de tudo o que foi profetizado e que estava acontecendo. Os discípulos quiseram permanecer mais tempo na sua presença e, assim, puderam reconhecê-lo através do repartir do pão, gesto que sempre repetia. Jesus não impõe a sua vontade aos seus seguidores, mas quer ser aceito de forma livre e verdadeira.

É esse aprendizado que possibilita um encontro vívido com o Senhor Ressuscitado. Todos os cristãos sabem algo desse encontro com Jesus e do poder de sua palavra “ardendo em nós”. Por isso os cristãos se dispõem a falar das coisas que viram e ouviram, de tudo que experimentaram a partir do momento em que sentiram Jesus presente em suas vidas. Assim, podem viver, aprender e, também, ensinar.

Fonte: Texto da Catequista Mariane Noely Bail da Cruz. IECLB – Rio Negrinho/SC, publicado no site luteranos.com.br.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×