CEBI em destaque

CEBI-SC Permacultura na cidade: “Os medos de hoje são urbanos”

No dia 19 de março aconteceu o Seminário do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI/SC sub-região de Joinville. Cerca de 30 pessoas estiveram reunidas para aprofundar o “Cuidado com a casa Comum”.

A assessoria do evento ficou por conta do Coletivo Permacultura de Joinville com o Engenheiro Ambiental e Agricultor, Christian Duarte.

Antes de iniciar a temática principal do encontro, foi realizado um momento de espiritualidade, observando a natureza ao redor do espaço do encontro. Com cantos, amizade e muita acolhida, o domingo foi regado com chuva e muito aprendizado sobre o “Cuidado com a Casa Comum”.

A construção da Casa-Comum

O conceito de Permacultura parte da conexão com a “sustentabilidade real”, diferente daquela sustentabilidade abordada pelas empresas. Trata da (re)inserção equilibrada do ser humano ao meio ambiente.

Christian enfatizou que a natureza só se sustenta porque seu processo é cíclico, inverso do que é apresentado pelo sistema que propõem a linearização dos recursos.

O cuidado com a casa comum parte da observância com a agressão ao meio em que se vive: desmatamento, agrotóxico, transgênicos e todo o tipo de poluição da água, do ar e do solo.

Estas temáticas são muitas vezes invisibilizadas por conta do consumo desenfreado gerado pelo modelo capitalista e neoliberalista.

Grupo reunido refletindo as temáticas definidas para o encontro.

De acordo com o Engenheiro Ambiental é difícil, por exemplo, associar doenças com a injeção de agrotóxicos nos alimentos, muito embora podemos afirmar que isso ocorre, porque é uma manifestação cumulativa no organismo e pode levar anos para apresentar problemas.

A agressão ao meio ambiente corrobora também com a diminuição da qualidade de vida e promove as desigualdades, diversos tipos de violência e estresse.

“Os medos de hoje são urbanos”, afirma Christian.

Assim, a Permacultura destaca uma ética que se preocupa com a terra, com as pessoas, com a partilha dos excedentes e consumo consciente. Observar a natureza e seu tempo é um dos princípios do Coletivo com soluções pequenas e lentas que valorizem a diversidade da vida e dos recursos do planeta.

A Permacultura propõem então mudanças de paradigmas e pretende superar o individualismo, a superioridade e o imediatismo. Ela sugere o ser humano como um contribuidor da natureza.

O grupo teve conhecimento das atividades práticas realizadas pelo Coletivo como composteiras, banheiro ecológico, plantações de hortas sem o uso de agrotóxicos e receitas caseiras para repelir insetos das hortaliças.

O segundo momento da formação foi com o biblista e professor Orides Bernadino, que orientou o grupo a procurar na bíblia passagens que refletem as iniciativas da Permacultura e o cuidado com a casa comum.

Foram relatados textos que condenam a preocupação com o acúmulo de alimentos e roupas, e que ressaltavam a maravilha da complexidade da criação.

Texto de Lizandra Carpes, Cebi Joinville – SC, 22/03/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×