CEBI em destaque

CEBI-GO: ‘’Os jovens não são ouvidos nas tomadas de decisões”

Parte da juventude rural de Taquaral, comunidade católica situada no município de Orizona/GO, encontrou-se para uma manhã de formação bíblica, no dia 11 de março.

Após a oração inicial e apresentação, fez-se uma vivência sobre “o sentido das mãos na posição do dar e do receber”.  Em seguida, a juventude foi motivada a conhecer a história de pessoas que se colocaram a serviço da Vida em abundância para todos e todas (Jo 10,10). Entre estas, o jovem Vilmar José de Castro.

O grupo também foi provocado a pensar:

“Que dúvidas vocês têm sobre a Bíblia? O que querem perguntar?”

Entre as dúvidas, registra-se: “Como ligar os textos com a realidade? Por onde iniciar a leitura da Bíblia? Em que época a Bíblia foi organizada e de que forma os textos foram organizados? Quem realmente resumiu todos os livros da Bíblia e os uniu? Tudo na Bíblia foi acontecimento ou mensagem para o futuro?” No momento das perguntas, uma jovem expressou esse sentimento: “fazer perguntas para a Bíblia é como se a gente estivesse questionando Deus…”.

Partilhas do saber

Após partilhas de ideias suscitadas pelas dúvidas, o grupo foi situado no contexto do Evangelho de João e motivado a ler o capítulo  9 do mesmo, tendo em vista as seguintes questões:

“Com  o que ou com quem eu me identifico nesse texto? O que não é perguntado a vocês, na condição de jovens?”

Identificações com a narrativa bíblica: “A sociedade  não dá confiança para que o jovem diz; vai perguntar para uma pessoa adulta… Os jovens não são ouvidos nas tomadas de decisões”.

O que não é perguntado: “Na Reforma da Previdência, principalmente nós, jovens do campo, seremos muito prejudicados e não estamos sendo consultados; a igreja também não procura saber o que o jovem está querendo”.

Como a juventude trouxe a questão da Reforma da Previdência houve uma significativa conversa sobre isso e a necessidade de se unir aos grupos que se mobilizam para tentarem conter mais esse desmonte aos direitos  sociais conquistados.

O momento de formação teve como símbolo sementes de girassol.

O grupo foi indagado:

“Vocês conhecem essa semente? Já plantaram sementes de girassol? Como se planta girassol? Por que girassol tem esse nome? O que o girassol tem a ver com o texto bíblico e as reflexões que fizemos hoje?”

 

Abaixo, confira algumas impressões que ficaram a partir do momento de formação:

“A metodologia é de forma descontraída, a gente participa e aprende. Eu gostei bastante” (Ademir).

“O que eu mais gostei aqui hoje foi conhecer a história do Vilmar de Castro. Eu fiquei triste por saber que ele morreu jovem, mas emocionado ao perceber que ele começou a lutar desde cedo” (Luís Carlos).

“É bom reunir  para estudar. Sozinha a gente só vê um lado da história. Aqui não; a gente escuta vários pontos de vista, vários lados da história” (Ana Luísa).

“Todas as vezes que a gente estuda em comunidade sempre aprende um pouco mais. Parece  que Deus ‘fala mais forte’ quando a gente estuda, participa junto…” (Isabel).

Essa formação bíblica acontece em parceria entre o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e a CPT (Comissão Pastoral da Terra) Goiás; contou com a participação de 10 pessoas, sendo 6 mulheres e 4 homens. Do total, 6 jovens.

Fonte: Cebi Goiás, 12 de março de 2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×