CEBI em destaque

CEBI-MS: Presépio indígena ajuda crianças a superar preconceitos

CEBI-MS: Presépio indígena ajuda crianças a superar preconceitos
O CEBI da cidade de Glória de Dourados realizou a inauguração de um presépio indígena no último sábado, dia 17 de dezembro. A atividade encerrou os trabalhos da Escola Bíblica CEBI Criança, organizado pela professora e pedagoga Maria José Correia Ernandes, que também coordena o CEBI na cidade.
Coordenado por Elisangela e Rios, o  grupo reúne trinta e duas crianças de 4 a 12 anos, de diferentes confissões religiosas, em um bairro na periferia da cidade. UBUNTU é o nome que escolheram para expressar que “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, explica a professora (é este um dos significados do termo, proveniente dos povos Zulu, da África do Sul). As atividades acontecem semanalmente desde 2015, e neste ano escolheram estudar Jesus Cristo nos Evangelhos. Em dezembro, trabalharam com João, cap. 10, “Eu vim para que todos tenham vida” e também Gálatas, cap. 3, “Somos um em Cristo”.
""
A partir da conversa sobre preconceitos, foi que eles/as chegaram à temática dos povos originários: “canalizamos a conversa para as pessoas que mais sofrem, em especial os povos indígenas, nossos vizinhos. Por isso a ideia do presépio para testemunhar nosso respeito e nossa união fazendo eco com João 10”, relata Maria José. A atividade do presépio “serviu para marcar a presença do grupo na comunidade”, explica.
Segundo dados de 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul é uma das regiões com maior concentração indígena, 61.737 pessoas, apesar disso, os direitos dessa população não são reconhecidos. O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, organizado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em 2016, coloca o MS como o segundo colocado entre os estados com maior número de terras indígenas ainda não demarcadas. Além da falta de reconhecimento como cidadãos de direito, a violência e o preconceito também repercutem na região.
""
Pensando em despertar a consciência das crianças sobre a questão foi sugerido que o grupo pensasse como seria um presépio com representações indígenas, como forma de abrir o diálogo sobre os espaços ocupados também dentro da religiosidade. O resultado, que contou com a ajuda de parceiros, como Múria, do CEBI-GO, Klaus, do CEBI-DF e apoio total do CEBI-MS, foi uma celebração com a comunidade, cheia de canto e dança, além das apresentações da turma da Escola Bíblica.
Você pode contribuir!
Em diversas partes do Brasil, o CEBI se dedica a atividades como essas. O trabalho de educação popular, sempre realizado por pessoas voluntárias, tem ajudado crianças a construir um mundo novo, comunidades a se organizar, mulheres a superar a violência, indígenas e quilombolas a buscar seus direitos.
O CEBI também realiza campanhas que, emergencialmente, ajudam crianças e famílias indígenas a enfrentar a fome. Confira aqui!
Neste Natal, faça seu gesto de solidariedade.
Doe qualquer quantia …  saiba como!
*As imagens foram retiradas da matéria Confira as fotos da inauguração do presépio do centro comunitário joão paulo II em Gloria de Dourados, publicado por http://regiaonline.com.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×