CEBI em destaque

CEBI-GO realiza encontro celebrativo SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras

CEBI-GO realiza encontro celebrativo "SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras"
A cada três anos, pessoas do CEBI-GO que já participaram de modalidades formativas relacionadas à Leitura Popular da Bíblia encontram-se para celebrar e fortalecer a Esperança.

O evento é denominado Encontro Celebrativo, e acontece mediante uma temática relacionada à caminhada do Estado e à conjuntura sociopolítica. Este ano celebrou-se na cidade de Anápolis, nos dias 02 a 04 de setembro, a partir do caminho de Emaús (Lc 24, 13-35), com a assessoria da Pastora Romi Bencke (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB).

O encontro ocorreu em forma de diálogos com o jeito de SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras. Estes diálogos foram provocados pela pergunta: “O que vocês estão conversando pelo caminho?” Indagação que se desdobrou em várias rodas de conversas, ganhando rostos, identidades e especificidades, ficando assim: “O que vocês estão conversando pelo caminho sobre Conjuntura? Juventudes e Urbanidades? Cerrado? Povos Originários e Comunidades Tradicionais? Leituras Feministas e de Gênero? Ecumenismo? Que ambiguidades essas conversas trazem, nesse contexto de golpe à democracia brasileira que nos deixam entristecidas e entristecidos como o casal de Emaús?

Ao escutar as partilhas das rodas de conversa, a Romi alertou: “Parecem temas isolados, mas não são, pois é o capitalismo expandindo-se numa linguagem única”. E continuou: “tudo o que se contrapõe ao capitalismo cria diversidade”.  Além disso, Romi levantou reflexões a partir do evangelho da comunidade de Lucas. Ela disse: “Foi um momento de partilha dos desafios para a Leitura Popular da Bíblia. A reflexão partiu da proposta do evangelho de Lucas, voltado para a população não judaica. É um evangelho da diversidade, pois valoriza diferentes culturas, valoriza as mulheres e seu protagonismo junto ao movimento de Jesus. É um evangelho que critica a pobreza e o acúmulo de riquezas.

O texto do evangelho de Lucas provoca para as conversões, no sentido de mudanças de posturas para a superação das desigualdades”. Falou ainda: “a comunidade de Lucas é plural”. E questionou: “quais são os códigos de pureza que nos separam hoje? Que não nos permitem a comunhão de mesa?”

O grupo era constituído por 34 pessoas provenientes das microrregiões do CEBI em Orizona, Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Itumbiara, Bela Vista, Anápolis e Goiânia. Trindade, Catalão e Caldas Novas justificaram ausência. Significativo ainda destacar a presença da Pastoral da Juventude católica, região Centro-Oeste. Bem como, a presença da Reverenda Tatiana Ribeiro, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e a visita do bispo anglicano Dom Maurício, no dia 03/09, no período da tarde.

Para finalizar registra-se que foram escritas duas cartas no Encontro Celebrativo. Uma em solidariedade aos presos políticos Luiz Batista Borges, Valdir Misnerovicz e Lázaro, que lutam por reforma agrária, porém estão com a liberdade cerceada, acusados de serem lideranças de organizações criminosas. Outra, uma indignação contra o golpe à democracia e aos direitos sociais historicamente construídos. Golpe a serviço do deus mercado.

Partilha do CEBI-GO, 18/09/2016.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×