CEBI em destaque

Curso de Ecumenismo: Pentecostalismo, Ortodoxia e Ecumenismo

Curso de Ecumenismo: Pentecostalismo
Lizandra Carpes da Silveira, de Joinvile, SC, é uma das sete pessoas presentes no Curso de Ecumenismo do CESEEP através de uma parceria com o CEBI. O curso foi realizado em São Paulo entre os dias 28 de junho e 13 de julho. Lizandra escreveu sua experiência durante o curso, conforme comunicado abaixo e que pode ser conferido no site do CESEEP.

Por Lizandra Carpes

 
No mundo plural em que se vive é possível observar um Deus que se manifesta e é adorado de diversas maneiras. Esta é uma das essências do Curso de Ecumenismo 2016 do Ceseep, propiciar o contato com as manifestações de fé, promover o respeito e chamar para o cuidado com a casa comum em diálogo e unidade. A programação do encontro para o dia seis de julho foi com o pentecostalismo. O assessor Gedeon Freire) de Alencar trouxe reflexões sobre “As (im)possibilidades de diálogos entre os ecumenismos católicos e pentecostalismos assembleianos”. O tema é objeto de pesquisa de Gedeon. De acordo com ele o maior inimigo do diálogo é o preconceito e a demonização do outro. Para Marisa Zimmermann, representante do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Dourados/MS, o pentecostalismo é uma manifestação de fé que faz parte da realidade comum, mesmo para quem não pratica. “Com a exposição de Gedeon pude perceber as particularidades do pentecostalismo e como temos que percorrer um longo caminho para vivermos o ecumenismo”, ressalta Marisa.
 
As diferenças confessionais são inúmeras e os Ortodoxos fazem parte deste contexto tão diverso, cheio de significados e o processo na construção histórica. No dia sete o grupo teve contato com a história das antigas igrejas Orientais e Ortodoxas com a assessoria do padre Dimitrios Vahe Attarian, da Igreja Ortodoxa Antioquia Arquimandria. As diversas bifurcações da ortodoxia e a história densa traz a reflexão de que não se pode julgar a história. “Não podemos julgar o contexto histórico do passado com os olhos do presente, pode-se sim, prevenir para que não se repitam os mesmos erros”, enfatiza Dimitrios. Outro momento marcante da formação foi o contato com a liturgia das celebrações suas etapas e suas particularidades. “O curso de ecumenismo está me mostrando sobretudo que a fé e as religiões estão muito sujeitas aos limites da cultura isso se viu muito forte na exposição do pentecostalismo e a ortodoxia, esta divisão entre o ocidente e o oriente”, enfatiza Lucivan Francieski, da Diocese de Caxias do Sul/RS, seminarista de Teologia.
 
As Igrejas têm os seus pecados, seus extremismos, mas são também experiências de convivência e diálogo, por esta razão não se devem idealizar as religiões. No entanto, a busca de identificação e diálogo é uma característica cristã. De acordo com a secretária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Pastora Romi Márcia Bencke, o conceito do movimento ecumênico moderno é “unidade na diversidade”. “Nenhuma confissão de fé capta toda a essência do cristianismo”, explica Romi. Ela traz o contexto da organização ecumênica no Brasil, o papel do Conselho Nacional de Igrejas (Conic) e o compromisso com a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica: Casa Comum, Nossa Responsabilidade – temas abordados no dia oito.
A função do movimento ecumênico é questionar hierarquias, as relações de poder, as ambiguidades: guerra e paz, alienação e consciência. Assim, ele se organiza sem necessariamente se institucionalizar. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), (Conic) e outros organismos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, vão fomentando a caminhada ecumênica e promovendo o diálogo, para um mundo onde “todos sejam um”.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×