Notícias

Mineração em terras indígenas

Mineração em terras indígenas
#MineraçãoEmTerraIndígena: Atividade minerária em Terra Indígena (TI) é ilegal, como previsto na Constituição no artigo 231. Mesmo assim, a cobiça não se farta. São mais de 4 mil processos de requerimento minerário em Terras Indígenas, colocando na mira 34% das TIs da Amazônia.

HIDRELÉTRICAS E MINERAÇÃO, UMA LIGAÇÃO

Estamos assistindo ao polêmico projeto da canadense Belo Sun Mining para explorar a maior reserva de ouro do Brasil (150 toneladas, cinco vezes mais do que foi extraído em Serra Pelada) a 11km de Belo Monte e 13km de uma Terra Indígena, no Rio Xingu. A empresa pretende usar cianeto e o risco de contaminação das águas é enorme. Além disso, o engenheiro responsável pela barragem de rejeitos é o mesmo engenheiro que assinou a barragem da Samarco.

Se a proximidade com a hidrelétrica de Belo Monte parece coincidência, leia o próximo caso também no Pará, agora no rio Tapajós. A TI Sawré Muybu está no caminho do projeto de construir mais um megacomplexo hidrelétrico na Amazônia. Mas os interesses naquelas terras são muito outros: de maneira menos alardeada, essa TI têm dezenas de processos de "títulos de atividade minerária, como pesquisa e lavra para ouro e diamante".

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×