CEBI em destaque

CEBI-SC Escola Bíblica de Chapecó estuda o Movimento Bíblico da Apocalíptica

CEBI-SC Escola Bíblica de Chapecó estuda o Movimento Bíblico da Apocalíptica

Durante os dias 18, 19 e 20 de março, a Escola do CEBI/SC que se realiza em Chapecó, em sua 6ª Etapa, reuniu-se no Centro de formação do Movimento das Mulheres Camponesas para estudar sobre o Movimento Bíblico da Apocalíptica. A assessoria ficou por conta de Orides Bernardino.

O objetivo do encontro era compreender o contexto de surgimento deste importante movimento de resistência do povo frente à dominação, opressão e aculturação pela qual passou desde o final do cativeiro. Com a dominação persa e, posteriormente, grega, as quais abalaram com as estruturas culturais, políticas e religiosas do judaísmo nessa época.
Outro desafio era entender de que forma os escritos apocalípticos dialogam conosco hoje, como eles nos inspiram e motivam a resistir e permanecer na luta contra toda e qualquer forma de opressão, de perda de direitos, de exploração do Capital.
Fizemos memória da história apocalíptica de lutas do povo brasileiro por democracia durante a Ditadura Militar que, mesmo em um período tão sofrido, não deixou de se manifestar através da música, das artes e nas ruas.
Um dos pontos mais marcantes do encontro, talvez por coincidência ou manifestação divina, foi a participação da grande maioria dos membros da Escola na ‘Passeata em Defesa da Democracia’. O ato ocorreu no anoitecer da sexta-feira, dia 18, reunindo mais de 6 mil pessoas em Chapecó, dos mais variados movimentos sociais e populares, reforçando na prática o que vínhamos estudando na teoria durante a etapa.
Por fim, inspirados pelo espírito de resistência do povo de Deus, pudemos compreender desta 6ª Etapa que o movimento bíblico da Apocalíptica surgiu não para prever o “fim do mundo”, mas o “fim de um mundo” de opressão, de exploração e de sofrimento. O intuito não era de assustar e deixar o povo desamparado, mas de motivar, de inspirar e dar esperança para que o povo pudesse se libertar e construir um “novo mundo possível”, uma nova sociedade em que reinará a vida, a fé, a esperança e o amor.
 
*Por Luiz Henrique Debastiani, Chapecó, 31 de março de 2016.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×