Notícias

IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião
Foi realizado, de 5 a 8 de agosto, o IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião da Faculdades EST. O evento teve como sede o campus da instituição, em São Leopoldo/RS, e trabalhou os seguintes eixos temáticos: história, saúde e direitos. A responsabilidade pela organização do IV Congresso foi do Núcleo de Pesquisa de Gênero ligado ao Programa de Pós-Graduação e ao Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, credenciado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
 
A atividade reuniu cerca de 200 participantes. Além de estudantes, pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior e Grupos de Pesquisa, também contou com a participação de representantes de instituições e grupos religiosos, integrantes e lideranças de movimentos sociais e agentes da gestão pública de todo o Brasil e da América Latina. A secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, participou do evento.
 
Articulação entre Gênero e Religião
 
A articulação entre gênero e religião é fundamental do ponto de vista acadêmico, social e político. Religião, tanto no âmbito das crenças individuais quanto das organizações e instituições religiosas, interfere profundamente na vida das pessoas. Isso pode se dar por meio do uso e manipulação, mas também na forma de reflexão crítica sobre a forma como são construídas as relações.
 
Dentro dessa perspectiva, o Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião se constituiu como um fórum de debate no sentido de denunciar os usos e abusos da religião para a manutenção de relações injustas e violentas. Por outro lado, foi um espaço para apresentar e construir alternativas para que a religião seja um elemento catalisador de processos de transformação tendo como elementos de análise as construções sociais baseadas no sexo, no gênero e na sexualidade.
 
Vale lembrar que o encontro foi fundamental para a sistematização e a socialização do conhecimento produzido nessa área através de inúmeras iniciativas no continente, o que permitirá, ao mesmo tempo, um aprofundamento das reflexões e práticas em torno dessas temáticas. Não por último, oportunizará o fortalecimento e a articulação de parcerias que têm como objetivo final a transformação das relações sociais, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida em todos os sentidos.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×