Notícias

A Verdadeira Babilônia

A Verdadeira Babilônia

A telenovela “Babilônia" tem causado frisson em uma parcela do segmento evangélico, em especial a conhecida Frente Parlamentar Evangélica. O estopim foi um beijo de amor entre um casal de mulheres idosas. Os políticos evangélicos, com o apoio público de outras lideranças religiosas, divulgaram uma nota de repúdio, com a afirmação de que o folhetim tem a “clara intenção de afrontar os cristãos”. Asseveram ainda que o beijo é uma forma de “disseminar a ideologia de gênero” e atacar a “família natural”, e um boicote à telenovela foi convocado.

Nas últimas semanas, o incômodo dos religiosos com “Babilônia” foi acirrado por conta de cenas em que personagens moralistas expressam aversão pelo relacionamento do casal de mulheres. Os parlamentares se disseram revoltados com a “representação estereotipada de quem é contra o casamento gay” e um reforço ao boicote foi propagado.

Não convém discutir aqui o engano de se atribuir ao boicote os baixos índices de audiência. Os motivos são outros. Interessa refletir significados do repúdio de lideranças evangélicas à telenovela.

A nota dos parlamentares foi publicada em momento delicado da política. Tempo em que pautas com temáticas sociais controversas vêm sendo colocadas no Congresso. Há o tema da segurança pública, com o sinal verde para a discussão da redução da maioridade penal. Também, a aprovação de que empresas terceirizem suas atividades-fim, mudando radicalmente as relações de trabalho. A maioria dos deputados evangélicos é protagonista no apoio a estes temas, que são claros retrocessos de conquistas sociais históricas como a Consolidação das Leis do Trabalho e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Há um elemento simbólico presente neste processo, em torno do termo “Babilônia”. Não foi à toa que os autores da história o escolheram para expressar uma trama que envolve uma mulher batalhadora que mora na favela e duas vilãs ambiciosas. Tudo entremeado com práticas de assassinato, roubo, empobrecimento, falsidade. Babilônia, de fato, foi um império antigo destacado na história por seu poder, riqueza, domínio e influência, em especial no período do rei Nabucodonosor, seis séculos antes de Cristo. É conhecida também pelo código escrito por um de seus reis, Hamurabi, um conjunto de leis duras, baseadas no “olho por olho, dente por dente”.

A Babilônia se fez por meio da conquista e destruição de muitas nações, entre elas o Reino de Judá. Segundo a Bíblia cristã, Judá foi cruelmente destruído pelos babilônios e teve parte dos sobreviventes levada em exílio. A história da Torre de Babel é uma denúncia do domínio que esse povo representava. Décadas depois de Cristo, os cristãos chamaram de Babilônia o Império Romano que oprimia e explorava os povos da Palestina. Estudiosos da Bíblia desafiam a pensar a quem chamar de Babilônia no presente. Não é difícil, dado o poder de nações que hoje dominam e exploram outras. Mas não só…

Não é visível que a Frente Parlamentar Evangélica e seus aliados não tenham se manifestado sobre os assassinatos, roubos, falsidades, expressos na trama? Não é notório que não se incomodam, e até promovem, a eleição de adolescentes como bodes expiatórios para a insegurança pública? Ou com a redução do pleno direito de trabalhadores com as modernas formas de exploração? Que silenciam sobre as lutas dos movimentos sociais pela Justiça e a violência oficial que eles sofrem? O que causa revolta a tais religiosos e os move à ação pública é a encenação de um beijo gay e a dramatização de atitudes homofóbicas. Sobre os verdadeiros riscos que rondam as famílias no âmbito do trabalho, da cidadania e da economia nenhuma palavra. Indiferença e indolência. É… a Babilônia é aqui.

Texto: Magali Cunha

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×