CEBI em destaque

CEBI-RS: Juventude Ecumênica na Fronteira com o Uruguai

CEBI-RS: Juventude Ecumênica na Fronteira com o Uruguai
Com alegria começamos o encontro bíblico ecumênico para jovens, com o tema: “De estudantes a cidadãs e cidadãos – Rede de Jovens e Participação”.  A assessoria do encontro foi de José Luiz Possato Jr – CEBI-RS.  O encontro teve como objetivo animar e celebrar com a leitura bíblica jovens de diferentes denominações da fronteira do Rio Grande do Sul: Livramento e Rivera, despertando nos jovens a reflexão e a participação cidadã.
 
Iniciamos com um momento de espiritualidade dinamizado pelo grupo de jovens da casa, o qual convidou os demais a refletirem sobre o tema da ‘cruz’ desde uma perspectiva juvenil. Os jovens, simbolicamente, pegaram o desenho de uma cruz e nesta escreveram situações que identificam como cruzes da juventude. Após breve partilha entre o grupo, concluiu-se com uma roda de partilha e a oração do Pai Nosso Ecumênico.
 
O assessor iniciou sua reflexão explorando com o grupo a intencionalidade do tema proposto, desde o sentido das palavras. O grupo foi participando fazendo suas contribuições e intervenções desde as provocações feitas. Falar de Rede de Juventudes, é falar de diversidade de pensamento, culturas, grupos afins, o contrário de uma predominância de um único pensamento. Estar em rede é garantir a identidade individual de cada pessoa. O texto de Lucas 14,25-33 foi um dos fios condutores de nossa conversa, pois a partir dele o grupo foi analisando o discurso político de Jesus em relação ao seu povo. Os jovens foram percebendo que a ação política é algo que não pode ser atrelado somente à questão das eleições, mas a consciência do nosso exercício como cidadãs e cidadãos.
 
A juventude se movimentou bastante e quis entender os detalhes da Palavra, sua postura, confrontando com a sua realidade. Foi-lhes apresentada a metodologia VER, JULGAR e AGIR, a fim de mobilizar o grupo a pensar em propostas, projetos concretos que possam intervir na realidade. O grupo foi convidado a formar grupos e construir projetos juntos. Após o tempo para partilha e construção em grupo, os jovens apresentaram suas propostas e projetos elaborados. Os temas abordados pela juventude: drogas, violência e preconceito.
 
É necessário que a forma de ver e analisar as situações não seja ingênua, é preciso ampliar, aprofundar a análise. Durante as apresentações, o assessor foi realizando intervenções, a fim de provocar o grupo a sair da zona de conforto. Refletir sobre as motivações que temos para realizar determinadas ações e as consequências que as ações e atitudes que assumimos podem refletir na forma como vivemos. Ao finalizar o encontro, percebeu-se a necessidade de que o grupo pudesse assumir um projeto comum, garantindo a formação e aprofundamento do tema em questão. Após breve análise do assessor, o grupo foi convidado a se manifestar, posicionando-se diante de duas propostas: criação de vídeos/teatro ou de um grupo fechado no facebook para discussão. Como compromisso, o grupo assumiu a proposta do grupo de discussão no facebook. O assessor se comprometeu a assumir o acompanhamento juntamente com a equipe de assessoria do CEBI Jovem – Fronteira.
 
Confira mais algumas fotos do evento

""
 
 
""
 
 
""
 

 

""
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×