Notícias

O Estado que temos e o Estado que queremos – 5a Semana Social Brasileira

O Estado que temos e o Estado que queremos - 5a Semana Social Brasileira

Movimentos sociais, pastorais sociais e organismos vinculados à CNBB estão reunidos em Brasília, de 2 a 5 de setembro de 2013, no Centro Cultural de Brasília (CCB), para a realização da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que tem como o tema: "O Estado que para que e para quem?". Mais de 250 pessoas participam do evento que recolherá os resultados dos seminários que aconteceram em todo território nacional, desde o ano de 2001. 

Um dos objetivos da 5ª SSB é contribuir na construção de um Estado que esteja a serviço da sociedade civil, a fim de que esta promova o bem comum, garantindo um Estado politicamente democrático, economicamente justo e sustentável e socialmente solidário.

O Estado que temos e o Estado que queremos – E-book

O Estado que temos e o Estado que queremos é uma publicação organizada pelo Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, juntamente com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE e encontra-se disponível para download – clique aqui.

Uma das intenções desta publicação é contribuir para o debate de diferentes teologias, possíveis e necessárias ao cenário brasileiro, ameaçado por fundamentalistas de diferentes matizes. Mencionamos principalmente o de cunho religioso e escriturístico, que provoca violências e dissemina o ódio e a intolerância em nome da fé. Mais do que falar de "temas" relacionados ao tema gerador da Semana Social Brasileira, queremos chamar a atenção para o "jeito" de tratar a realidade e o tema geral Bíblia, Espiritualidade e Teologia. A metodologia do "fazer teológico" e do estudo bíblico tem importância neste processo.

A 5ª SSB inicia com uma celebração que fará memória das quatros Semanas Sociais anteriores e na sequência cada Regional apresentará de forma celebrativa – com elementos lúdicos, festivos, dançantes, poéticos ou alimentares – os primeiros resultados de suas Semanas Sociais.

A metodologia da Semana pretende destacar os atuais desafios no enfrentamento com o Estado e as conquistas obtidas. Numa primeira mesa de debates serão apresentados os resultados dos "Impactados pelo Estado que temos". Serão ouvidos depoimentos dos Comitês Populares da Copa, dos atingidos pelas mudanças sócio ambientais – MONADES, dos representantes dos povos tradicionais e do Movimento dos atingidos pelas atividades mineradoras.

Serão realizadas ainda 11 oficinas temáticas que aprofundarão temas específicos: Estado e Direitos sociais (educação, saúde); Estado e Meio ambiente; Estado e Reforma urbana; Estado e Trabalho; Estado e Meios de comunicação; Estado, Divida publica e Reforma tributaria; Estado e Juventudes; Estado e Sociedade Civil (Marco regulatório); Estado e Territórios (comunidades tradicionais); Estado e Violência e Estado e Direitos Humanos. As oficinas serão o lugar para socializar as propostas em andamento na sociedade, no enfrentamento ao Estado que temos, em vista da construção do Estado que queremos.

Clique aqui e veja a programação completa

  

Objetivos das Semanas Sociais

1-Mobilizar a sociedade brasileira, a partir das comunidades eclesiais, dos movimentos sociais, das pastorais, dos organismos e das forças transformadoras da sociedade, através de uma reflexão critica das estruturas do Estado, questionando sobre a serviço de quem elas se encontram, mediante a seguinte pergunta: Estado para quê e para quem?

2- Reforçar os mecanismos de controle do Estado, mediante a ampliação e universalização da democracia participativa e direta, para além da democracia representativa.

  

Serviço

5ª Semana Social Brasileira

Onde: Centro Cultural de Brasília – CCB – SGAN 601 – Módulo "B" Asa Norte – Brasília/DF.

Quando: 2 a 5 de setembro de 2013

Acompanhe as notícias da 5a SSB 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×