Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-MS encerra a 1a Escola Bíblica do Assentamento Itamarati

CEBI-MS encerra a 1a Escola Bíblica do Assentamento Itamarati
28 de outubro de 2011 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-MS encerra a 1a  Escola Bíblica do Assentamento Itamarati
 "Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão..."

 "Queremos que mais pessoas possam conhecer melhor a Palavra, experenciando o Deus libertador do Êxodo, sentindo que nós também somos este povo que lutou por terra, dignidade e vida plena" estas são as palavras de Juraci Nantes Menegotti, uma das coordenadoras das Escolas Bíblicas no Assentamento Itamarati.-MS, testemunhando o objetivo da formação de uma Escola Bíblica.

 

Com este objetivo em março de 2008, um grupo de 60 pessoas começou a participar dos estudos; vindos  de suas terras (alguns distante 12; 15; 30km do local onde se realizam as etapas),trazendo seus frutos (quanta fartura!), ansiosos por entender melhor a palavra  de Deus. Cada etapa da Escola Bíblica foi cheia de simbolismos, festa, estudos.

E cheios de alegria, no dia 22.10.2011, o grupo resistente de 17 pessoas continuou seus estudos percorrendo o Livro do Apocalipse. Na noite do sábado, dia 22, reuniram-se para festejar e agradecer a Deus mais uma etapa vencida, juntos a aqueles que  apoiaram  e ajudaram nesta jornada pesada, mas gratificante. A celebração foi simples e singela. Em torno à mesa preparada com tecidos coloridos, flores, terra, água, ar, pés a caminho, a bíblia e vela, fomos convidadas/os para  ouvir a leitura de Ex 3. Após a partilha do texto, conversamos sobre o que marcou a  vida de cada um/a durante estes três anos.

Todos os que apoiaram a Escola: assessores/as, cozinheiras, animadores/as receberam um ramalhete de  rosas (bombons), sinal de amor por tanta dedicação em  conduzir os trabalhos, os estudos e as refeições durante o curso.

A fala dos participantes foi que apenas uma etapa foi vencida, temos muito que aprender ainda, por isso foi formado o GAB (Grupo de Aprofundamento Bíblico) para aprofundar alguns temas durante os próximos anos. (o primeiro encontro será em 3 de março de 2012)

A 2ª Escola  continua em andamento e em 2012 inicia a 3ª escola.

 

 Durante a avaliação feita foram destacados alguns pontos positivos:

a) o grupo amadureceu  na  leitura bíblica, na postura em relação à Igreja e ao compromisso de transformação. A certeza de que também somos povo de Deus que caminhou no deserto em busca da terra prometida. O sonho aconteceu e hoje colhemos os frutos da luta, da caminhada longa e penosa.

b)  a opção por mais estudos.

c)  a firmeza e o amor da Juraci e das Irmãs de São José  e nosso em assumir  o curso.

d) O nosso pique que durante os três anos, depois de trabalhar na terra, tirar o leite,  literalmente viajávamos para chegar ao local para os estudos.

e) a prática durante o curso: ao mesmo tempo que estudávamos, formamos grupos de estudos bíblicos junto aos sítios vizinhos. Isso nos ajudou a continuar.

 Por tudo isso "Entoai ação de graças, e cantai um canto novo".

 Assim celebramos, oramos, cantamos e como era festa foi servido um farto e delicioso churrasco.

                                                                                                                                        Amélia H. Romano                                                    

 p/ grupo