Notícias

Ir. Dorothy: seis anos depois…

Ir. Dorothy: seis anos depois...

Seis anos após o assassinato da irmã Dorothy Stang, a cidade paraense de Anapu continua sofrendo os efeitos da ganância econômica que rondam a floresta. Em comunicado público divulgado hoje, a Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) ao mesmo tempo em que relembra a memória de quem lutou por justiça social e por uma convivência equilibrada com a floresta denuncia a continuidade dos crimes contra a natureza e contra os trabalhadores do campo.

Em janeiro, Anapu protagonizou momentos de tensão, quando os assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, onde a missionária foi morta, interditaram a entrada que dava acesso à área. A medida foi tomada para impedir a saída ilegal de madeira e para chamar a atenção das autoridades locais e nacionais para a falta de fiscalização.

De acordo com o comunicado da CPT, para tornar possível a saída da madeira, as empresas madeireiras infiltraram no PDS pessoas que não estão comprometidas com a preservação da floresta e que poderiam facilitar a derrubada e retirada de árvores do local. Até mesmo organizações de trabalhadores, como sindicatos, foram aliciadas para ajudar na exploração ilegal da madeira do PDS.

Na tentativa de solucionar o conflito, uma audiência pública foi realizada na região no dia 25 de janeiro. Cerca de mil pessoas participaram, entre elas representantes de órgãos públicos estaduais e federais. Na ocasião, algumas promessas foram feitas aos assentados a fim de amenizar a tensão.

"No momento, não está mais saindo madeira ilegal, mas alguns assentados continuam na entrada do PDS para garantir, pois as guaritas prometidas durante a audiência pública ainda não foram construídas. Existe o prazo de 60 dias para a construção", informou irmã Kátia Webster, membro da Congregação Notre Dame, a mesma de Dorothy.

A religiosa acrescentou que o clima da cidade está mais ameno e que a fiscalização tem sido constante, no entanto, alerta que é preciso que a vigilância seja constante e não aconteça apenas nos momentos de tensão e conflito. "A Polícia Federal está fazendo investigações, um helicóptero do Ibama está sobrevoando a área e um carro também do Ibama está circulando pela região".

Não só em Anapu, mas em boa parte do estado do Pará a disputa de terras e de controle de recursos naturais é séria e tira a vida de trabalhadores a cada dia. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, no ano passado foram registrados 18 assassinatos de trabalhadores no Pará, nove a mais que em 2009.

No contexto específico de Anapu, Irmã Kátia esclarece que os trabalhadores querem apenas viver em harmonia com a natureza. "O povo quer a preservação da floresta. Quer trabalhar nela, mas sem acabar, sem devastar, de modo que seus filhos e netos também possam usufruir. Querem a implantação de um sistema sustentável e que este sistema seja respeitado", esclarece.

A Coordenação Nacional da CPT também deixa seu apelo às autoridades nacionais.

"O sangue vertido por irmã Dorothy clama para que a vida e os interesses das comunidades ribeirinhas e das florestas esteja acima dos interesses econômicos. Um desenvolvimento harmonioso, respeitando a natureza e suas riquezas e as comunidades indígenas e camponesas, precisa ser colocado como horizonte de um país novo e justo, sem violência".

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×