Notícias

Seminário aborda violência contra mulher e leva discussão para dentro das igrejas

Seminário aborda violência contra mulher e leva discussão para dentro das igrejas

"Realidades e Respostas à violência praticada contra as mulheres" é o tema do seminário promovido pela Diaconia e pela Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) e que será realizado em Fortaleza, no Ceará, nos dias sete e oito deste mês. As pessoas interessadas em participar têm até quinta-feira para se inscrever através do e-mail [email protected]. As inscrições são gratuitas.

O evento começará as 19h30 da quinta-feira (7) na Igreja de Cristo, localizada na Rua Senador Pompeu, nº  2150, no bairro Benfica (a um quarteirão para Avenida 13 de maio), em Fortaleza, e tem o apoio da Rede de Articulação do Jangurussu (REAJAN).

A assistente social e técnica da Diaconia, Eliane Lopes, explicou que a proposta do seminário é alcançar as igrejas cristãs, levando a realidade vivida por muitas mulheres, para dentro das igrejas. "As igrejas não discutem muito sobre este assunto, por isso estamos realizando este seminário", informou.

Segundo ela, o motivo que faz com que as entidades religiosas não abordem esta violência é o foco direcionado para a questão da "espiritualidade e salvação", deixando de fora a realidade vivida por muitos fiéis em seus âmbitos particulares. Mas, apesar de a vivência cristã dar orientações para uma vida de paz, a realidade é bem diferente.

Eliane esclareceu ainda que o modelo de sociedade dominante e patriarcal faz uma interpretação equivocada do que diz a Palavra de Deus. "A Bíblia diz para o marido amar as mulheres, e quem ama cuida e não violenta", ressaltou, falando sobre a ideia de submissão orientada para as mulheres. "Existem interpretações erradas que tratam a mulher como propriedade, quando na verdade, o que a Bíblia diz é que a mulher deve ser companheira", enfatizou.

O objetivo do seminário é fazer uma discussão sócio-política e teológica, e preparar os participantes para o enfrentamento dessa realidade e pensar estratégias para trabalhar esta temática junto com as igrejas.

O painel de abertura do evento, intitulado "Até quando? o cuidado pastoral em contexto de violência contra a mulher praticada por parceiro íntimo", abordará o tema do livro escrito pelos pastores Carlos Queiroz, diretor executivo da Diaconia, Aileen Caroll e Sérgio Andrade.

Já na manhã da sexta-feira (8), será realizado o painel "Violência contra a mulher: realidades e desafios", que deve tratar do papel da igreja na prevenção da violência. Para apresentar as experiências vividas por mulheres que são acolhidas em casas abrigos, a diretora da casa O Caminho, Jaqueline Maia Pinheiro, falará sobre Políticas Públicas para Mulheres no Ceará.

No período da tarde os participantes devem se dividir em grupos de trabalho para, a partir das temáticas debatidas, apresentarem propostas de intervenção nas igrejas. 

Mais informações pelos telefones (85) 3231.5292 ou 3252.6351 ou pelo site: http://www.diaconia.org.br/.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×