Cursos

 

Beber no próprio poço

 

A formação no CEBI abrange desde atividades que acontecem nas pequenas regiões da periferia urbana ou da área rural até as que se desenrolam em nível de estado e de pólo regional. Além dessa formação capilar, o CEBI oferece, em nível nacional, para quem quiser se aprimorar e oferecer uma assessoria popular mais qualificada, três tipos de Cursos. Estamos divulgando também um outro curso, oferecido pela EST, com o apoio do CEBI.


 



O Curso Extensivo de Formação de Biblistas, com duração de cinco anos, é uma das opções para formação bíblica de pessoas leigas, possibilitando o estudo sem afastá-las de seu local de trabalho. É um curso para pessoas articuladas com a equipe de coordenação do CEBI em seu estado, comprometidas com o trabalho bíblico popular e atuantes nas suas comunidades.


As pessoas que decidem participar desse processo se organizam em grupos de estudo (5 a 10 pessoas) próximos ao local de sua prática profissional e pastoral. É condição para a existência de um grupo do Extensivo que tenha assessoria de alguém com formação exegética e com experiência no CEBI. O processo de estudo se desenvolve em três âmbitos: estudo pessoal, estudo em grupo, estudo do grupo com a assessoria. O objetivo básico é levar as pessoas participantes a se capacitarem no manuseio de instrumentos metodológicos de análise e interpretação da Bíblia, colocando-as a serviço da leitura popular da Bíblia.


Para obter maiores informações, entre em contato conosco.

 



O CEBI persegue o sonho de fornecer uma formação bíblica sistemática e profunda aos agentes de pastoral das diferentes igrejas cristãs. Uma formação que integre o rigor acadêmico com os objetivos da Leitura Popular da Bíblia. Ao longo de sua caminhada através de seus trabalhos na área da formação de agentes, o CEBI percebeu a existência de um grande número de pessoas que, tendo passado pelas diversas etapas formativas, gostariam de uma proposta de aprofundamento de seus conhecimentos bíblicos e metodológicos para melhor desempenhar suas tarefas de assessoria. Num convênio com o Instituto Ecumênico de Pós-Graduação - IEPG da Escola Superior de Teologia - EST, oferecemos este curso visando estudar e aprofundar a Bíblia como uma leitura que é fruto da caminhada histórica do Povo de Deus, bem como os diversos enfoques hermenêuticos, capacitando os/as participantes a melhor desempenharem seus trabalhos dentro da Leitura Popular da Bíblia.

 

Dúvidas ou mais informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: formacao@cebi.org.br

     
     
     


O Curso de Bíblia por Correspondência destina-se àquelas pessoas que têm dificuldade em participar de encontros de formação oferecidos pelo CEBI. Embora o curso seja apresentado em linguagem acessível, ele não é um simples "abc" da Bíblia. Destina-se, portanto, a pessoas que buscam um aprofundamento maior.


O curso é dividido em módulos e fascículos, que são enviados pelo correio. Concluído o estudo de um fascículo, o cursista responde às perguntas e envia sua elaboração escrita à equipe estadual, recebendo, em seguida, o fascículo seguinte.

A coordenação e distribuição dos fascículos cabem às coordenações do CEBI em cada Estado. Fichas de inscrição e maiores informações podem ser obtidas junto à coordenação do CEBI em seu Estado. Se preferir, entre em contato conosco.

 


Com o objetivo de promover a leitura popular da Bíblia com diferentes grupos e pessoas na modalidade de Educação à Distância Virtual, bem como oferecer elementos para que as pessoas atualizem essa leitura desde sua própria perspectiva, o curso é direcionado para qualquer pessoa que sinta-se chamada a aprofundar sua fé e, pelo estudo e leitura contextual e popular da Bíblia, seja provocada a transformar-se e transformar o mundo em que vivemos.


Confira no site: www.cebivirtual.com.br