Notícias

21 de Janeiro: Dia do Combate à Intolerância Religiosa

A sociedade brasileira celebra no dia 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nessa mesma data, no ano de 2000, na Bahia, faleceu uma sacerdotisa do Candomblé, Gildásia dos Santos e Santos. A ialorixá – mãe de santo – foi vítima de AVC após ter seu rosto estampado na capa de publicação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) com a manchete “macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”.

Os recentes ataques terroristas na Europa reforçam a necessidade da superação de todas as formas de intolerância. É necessária também uma reflexão sobre como os países ocidentais reagem a isso, normalmente com discursos preconceituosos e generalizantes. “Convivemos com islâmicos na Comissão, e o que pregam não tem nada a ver com ódio, morte e intolerância. Toda pessoa que sabe a importância de sua fé respeita a do outro”, diz Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR, do Rio de Janeiro.

O trabalho da CCIR é pela liberdade para todos, sem demonizações de religiões e respeito também pelos que não têm fé. Somos todos cidadãos e vivemos em um estado laico. É justamente com discursos fundamentalistas como os que vitimaram Mãe Gilda que fanáticos se acham, em nome de Deus, no direito de agir, como na sede do jornal Charlie Hebdo. Por isso, no dia 21 de janeiro vamos chamar atenção da sociedade, mais uma vez, para o fato de que é preciso estar atenta ao respeito aos diferentes credos, incluindo ateus e agnósticos”, afirma Ivanir dos Santos.

Ato: “Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão em Solidariedade às Vítimas de Intolerância no Brasil e na França

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e outras entidades, realiza hoje, a partir das 17h, na sede da ABI, ato pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa com o nome “Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão em Solidariedade às Vítimas de  Intolerância no Brasil e na França”.

Quando: 21 de janeiro de 2015
Horário: 17h
Local: ABI – Auditório 9º andar
Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro – Rio de Janeiro.
Contato: Luis Antônio – 9-7634-2158 ou 9-8160-5688 ou Claudia – 2232-7077

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×